Notícias

A importância do Olhar

Artigo Fabia Pereira para o Portal Opticanet
 
 
Já se olhou no espelho hoje? Sim, nos seus próprios olhos. O que eles te dizem? A tão mencionada e famosa frase escrita por Leonardo da Vinci que os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo nos diz muito, pois para alguém ter uma vida de qualidade, usufruindo do melhor precisará aprender a dar o devido valor a esta janela que nos leva por vários caminhos. Para isto, ao olhar, escolhemos qual caminho vamos seguir...
 
Por outro lado, há várias passagens bíblicas que explicam que os olhos são como uma lâmpada que ilumina todo o nosso corpo, dizendo "se teus olhos forem bons, todo teu corpo será bom?. De fato, o famoso ditado "o que os olhos não veem o coração não sente?, neste caso, complementa.
 
O tema que abordo hoje é mais amplo, direcionado para o que estamos olhando ao nosso redor e o que realmente damos importância.
 
Existem vários aspectos em nossa vida para avaliarmos diariamente e entendemos que os sentimentos de felicidade, realização, prazer são muito diferentes no ponto de vista de cada pessoa. Embora eu seja especialista na área da visão para a correção através de lentes, preciso enfatizar que o fato de enxergar vai muito além de uma simples aquisição de óculos. A mensagem que quero deixar para todos nós, em caráter de urgência é "cuide do seu olhar?.
 
Não apenas na questão estética, mas, para que fique claro que aquilo que focamos é o que realmente vai dominar nossa vida. Como assim? Eu olho para a crise ou para as oportunidades de crescimento? Dou ênfase para as adversidades que tenho nos relacionamentos ou olhos para as possíveis soluções. Até mesmo quando um paciente escolhe os seus óculos, ele vai se fixar à dificuldade que enfrenta na visão ou nas chances de poder enxergar tudo novamente? Menciono este exemplo pois observo o medo e a preocupação de clientes quando se deparam com este desafio.  
 
Cientificamente é comprovado que quando eu "visualizo? algo, mesmo que mentalmente, meu cérebro entende que isto é real, ativa meus sentidos e produz o hormônio chamado dopamina que produz a motivação e resistência. Portanto, é possível escolher, através do que se está "olhando? o que vai sentir e realizar. Que neste ano de 2017, possamos melhorar o nosso olhar, selecionando o que há de melhor para a nossa vida, que com certeza, receberemos, colheremos. Basta apenas um olhar!
 
Fabia Pereira
Professora, Técnico em Óptica, Escritora e Colunista
 
Fonte: Fabia Pereira - Site www.opticanet.com.br
 
 
 
 
Cadastre-se