Notícias

Como lidar com corpos estranhos no olho

 

O famoso “cisco” é algo que pode além de gerar incômodos, é capaz de trazer consequências graves à sua visão. Pequenas partículas, aria, fios de cabelo, estilhaços de vidro ou alimentos, qualquer tipo de coisa pode atingir seus olhos e agir com rapidez e de modo eficaz pode ser um diferencial.

O primeiro passo é pedir ajuda a uma pessoa próxima. Outra visão sobre o tamanho e localização do objeto dentro do globo ocular é fundamental para tomar atitudes corretas. É uma reação natural dos olhos se lubrificarem para combater o objeto estranho, pisque algumas vezes, dependendo do tamanho, só isso já é capaz de remover o cisco.

Em casos mais graves, o ato de piscar vezes seguidas vai gerar dor na região. A opção nesses casos é fazer a remoção do cisco com água corrente, mantendo os olhos abertos enquanto a água tenta remover o objeto. Se o objeto estiver em uma das pálpebras e não próximo da córnea, um cotonete embebido em água morna pode ser utilizado.

Quando o objeto apresentar perigos reais a córnea, tratando-se de um pedaço de vidro, por exemplo. O ideal é proteger os olhos e correr para obter ajuda médica. Jamais esfregue ou coce os olhos, isso ajuda a deslocar o objeto que pode trazer problemas maiores.

 

Fonte: http://lentes-hoya.com.br/dicas-de-visao/como-lidar-com-corpos-estranhos-no-olho/

 

Cadastre-se