Notícias

Cuidado com a coceira! Pode causar Ceratocone!

A ideia é conscientizar e esclarecer a população sobre o cuidado e prevenção do ceratocone. Por isso, no ano passado, em 2018, foi criada a campanha Junho Violeta.

 

 

      A principal mensagem que a campanha quer passar é "Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! Desinformação pode prejudicar mais que a doença”. Pretende-se que mais profissionais da saúde falem sobre esse assunto, para alertar aos pacientes!

 

      O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apoia essa iniciativa! De acordo com o CBO, ceratocone é um distúrbio progressivo que ocorre na córnea e pode deixar os olhos pontiagudos! Entretanto, trate-se de uma condição rara e que pode estar associada com outras doenças.

 

E coçar o olho, que mal faz?


      Para aqueles que já têm predisposição, a abrasão constante da córnea causada pelo hábito de coçar os olhos pode ser a porta de entrada para essa doença. Além disso, existe uma associação muito frequente de conjuntivite alérgica nos pacientes suscetíveis ao Ceratocone. O fato de se coçar os olhos de forma intensa e com frequência, facilita a deformação da córnea e a progressão da sua alteração. Com o agravamento do quadro, a doença impede a projeção de imagens nítidas na Retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de Astigmatismo Irregular e Miopia. Fora de controle, o Ceratocone pode comprometer por completo a visão do paciente. No consultório, o paciente pode relatar mudanças frequentes na prescrição de óculos ou diminuição na tolerância ao uso de lentes de contato.

 

      Nos casos iniciais de Ceratocone, o tratamento inicial é usar óculos. Em casos agudos, é receitada uma solução salina hipertônica ou uma lente de contato terapêutica. As intervenções cirúrgicas geralmente são necessárias em casos muito avançados ou em cicatrizes que não melhoram com o uso de lentes de contato!

 

Confira as dicas da Mercadótica!

 Fontes: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), IOC 

 

Cadastre-se