Notícias

Lacrimejamento excessivo é normal?

Lágrimas não rolam sem motivo. Descubra o que causa o lacrimejamento excessivo e o tratamento indicado para cada caso
 
 
Olhos lacrimejando nem sempre são sinais de sentimentos como tristeza ou dor. Muitas vezes as lágrimas surgem em grande quantidade mesmo sem motivo aparente e ainda podem estar acompanhadas de ardência nos olhos.
 
As lágrimas são importantes para manter a umidade da superfície ocular, no entanto, lacrimejar excessivamente não é normal e esta condição pode trazer uma série de desconfortos quando em grande quantidade.
 
O lacrimejamento pode provocar um embaçamento visual e também acarretar em certa nebulosidade para leitura. Além do incômodo em decorrência das lágrimas escorrerem constantemente ou se acumularem nos olhos gerando secreções.
 
Por que os olhos lacrimejam muito?
 
Segundo a oftalmologista Camila Agner, da Clínica Schaefer, de Curitiba, "o lacrimejamento excessivo pode ser uma situação pontual, relacionada a um episódio agudo de inflamação ocular ou trauma, mas também pode se tornar uma condição crônica, fruto de diferentes afecções oculares, palpebrais e/ou das vias lacrimais", afirma. 
 
O oftalmologista oculoplástico, que tenha especialização em plástica ocular e vias lacrimais, é capaz de direcionar qual abordagem adequada ao diferenciar em seu exame as seguintes situações:
 
Lacrimejamento verdadeiro: Hipersecreção lacrimal pela presença de corpo estranho, inflamações oculares, alergias/infecções respiratórias.
 
Epífora: Produção lacrimal normal, com déficit no escoamento da lágrima pelas vias lacrimais que pode ser devido à obstrução na via ou ineficácia na drenagem por alterações no posicionamento e/ou tônus palpebrais.
 
Atualmente há tratamentos que trazem alívio para muitas dessas patologias melhorando a qualidade de vida. Mas para isso é necessária uma investigação completa, que deve ser feita pelo especialista, a fim de solucionar o distúrbio que ocasiona o lacrimejamento de maneira eficaz.
 
 
Fonte: NCA Comunicação
Cadastre-se