Notícias

Menopausa pode afetar funcionamento dos olhos

Mudanças hormonais provocam, em alguns casos, sensibilidade à luz, coceira, síndrome do olho seco e catarata
 
Com a chegada da menopausa, as mudanças hormonais provocam nas mulheres alterações na saúde ocular, causando síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos. Com isso, o acompanhamento médico torna-se ainda mais importante a partir desta fase da vida. O diagnóstico desses possíveis problemas busca minimizar os incômodos.
 
Os sintomas do climatério geralmente iniciam por volta dos 50 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da mulher e aumentando também os riscos de se desenvolver a catarata, pela falta de circulação de estrogênio (hormônio feminino). O resultado é a alteração de uma das camadas que formam a lente natural dos olhos, o cristalino.
 
Durante a menopausa é preciso ficar atento a sintomas como visão desbotada de cores e perda de qualidade da visão diurna e noturna. "No início da catarata, é comum a visão ir ficando mais embaçada, dificultando atividades corriqueiras, como caminhar e assistir TV?, ressalta o médico.
 
Para um diagnóstico precoce são necessários exames prescritos por oftalmologista, tendo assim a indicação dos melhores tratamentos. "Os procedimentos para se tratar a catarata são acessíveis à população. A catarata tem uma evolução lenta e progressiva e, em muitos casos, passa despercebida, por isso a importância das consultas regulares?, destaca.
 
Tecnologia

A cirurgia, que consiste em trocar o cristalino por uma lente artificial, é indicada quando a redução da visão, ocasionada pela catarata, compromete a qualidade de vida do paciente ou até oferece riscos, tanto para a saúde ocular como para acidentes domésticos.
 
Nos últimos anos, a cirurgia de catarata evoluiu bastante, com facoemulsificadores mais eficientes, associação do fentossecond, lentes intraoculares multifocais e tóricas. Porém, todo esse modernismo isolado, não é suficiente para garantir o sucesso do procedimento.
 
"O local onde ele é realizado deve ser adequado, em geral no regime de hospital dia, e não em salas isoladas ou clínicas impróprias para tal. A humanização e atenção de toda a equipe, desde faxineira, copeira, recepção, equipe de enfermagem, médico anestesista e principalmente ao médico cirurgião?, salienta o especialista.
 
Catarata

A catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no Brasil. No país, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima o surgimento de cerca de 550 mil novos casos da doença todos os anos. A principal forma de catarata é a chamada de senil por atingir faixas etárias acima de 60 anos. No mundo, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 160 milhões de pessoas apresentam catarata, responsável por 47,8% dos casos de perda de visão.
 
Fonte: SEGS
 
Cadastre-se