Notícias

OLHE BEM PRA VOCÊ MESMA!


Com o intuito de participar do movimento de conscientização Outubro Rosa, a Mercadótica criou a campanha informativa “Olhe bem pra você mesma”.

Dentre as várias lutas que as mulheres enfrentam na sociedade pela igualdade e respeito de seus direitos, pretende-se conscientizar para a prevenção, porque prevenir-se contra o câncer de mama é bem mais fácil que lutar contra ele.

 

 

 

 

O câncer de mama ainda representa uma das primeiras causas de morte por câncer nas mulheres brasileiras. Apenas em 2019 foram registrados mais de 55 mil casos novos de câncer de mama.

 

Já que a redução de risco e o diagnóstico precoce da doença seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer, é relevante que as campanhas informativas sejam intensificadas a cada ano.

 

Informações relevantes – sinais e sintomas:

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

 

 

Saiba como prevenir essa doença:

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

 

 

Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes de a pessoa ter sintomas. A mamografia nesta faixa etária, com periodicidade bienal, é a rotina adotada na maioria dos países que implantaram o rastreamento organizado do câncer de mama e baseia-se na evidência científica do benefício desta estratégia na redução da mortalidade neste grupo.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer - Ministério da Saúde

Confira o vídeo da campanha "Olhe bem para você mesma" da Mercadótica! 


Cadastre-se