Notícias

Síndrome do usuário do computador pode causar problemas na lubrificação ocular

Exposição frequente a telas torna o olho seco e causa dor
 
 
 
Os desconfortos causados pela falta de lubrificação ocular podem variar: coceira, ardência, dor, irritação, olhos vermelhos, visão turva e sensação de corpos estranhos. Muitas vezes, esses sintomas são diagnosticados pelos médicos como Síndrome do Olho Seco, que pode ter uma causa cada vez mais comum: o uso excessivo de computadores e outros dispositivos eletrônicos.
 
A Síndrome do Usuário do Computador
 
Comuns em adultos e com aumento recente da incidência em crianças - que fazem uso de vídeo games, computadores, tablets e celulares, cada vez mais cedo - a Síndrome ocorre devido à diminuição nas piscadas, quando os olhos ficam expostos e focados em telas, o que causa menor lubrificação ocular. Os fatores agravantes são a baixa luminosidade do ambiente, ar-condicionado ou com pouca ventilação.
 
Como evitar?
 
As melhores formas de evitar são:
- Realizar intervalos durante o trabalho ou quando estiver usando computadores, tablets e celulares por longos períodos;
- Não utilizar o ar-condicionado;
- Arejar o ambiente com entradas de ar;
- Piscar com maior frequência;
- Utilizar colírios da categoria lágrimas artificiais.
 
Lágrimas artificiais
 
Caso o problema se agrave e cause incômodo frequente, um oftalmologista deverá ser consultado. Com a avaliação médica, pode-se prescrever o uso de colírios lágrimas artificiais, que agem diretamente na lubrificação ocular, causando alívio e sendo aliado para tratar a condição.
 
Complicações
 
A falta de lubrificação ocular deve ser observada para que o problema não se agrave. Uma das funções do filme lacrimal é a nutrição e oxigenação da córnea. O olho seco, portanto, se não tratado, pode causar complicações que podem comprometer a visão de forma temporária ou definitiva.
 
LACRILAX - carmelose sódica 5mg/ml. Solução Gotas. MS 1.7817.0119. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: OFTÁLMICA. USO ADULTO. INDICAÇÕES: indicado para o tratamento da melhora da irritação, ardor e secura dos olhos, que podem ser causadas pela exposição ao vento, sol, calor, ar seco, e também como protetor contra irritações oculares. É também indicado como lubrificante e re-umidificante durante o uso de lentes de contato para aliviar o ressecamento, irritação, desconforto e coceira.
 
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
 
Fonte: Hypermarcas
 
Cadastre-se